Psicologia das cores
Como conseguir melhores resultados com a psicologia das cores
As cores têm um forte impacto na hora em que uma pessoa decide comprar determinado produto, ou serviço. A influência é tão grande, que um consumidor pode desistir de comprar um produto ou serviço por não ter sua cor preferida.
Mas as cores não influenciam somente os consumidores. As empresas investem pesado em equipes de marketing e desenvolvimento levando o assunto muito a sério. Desenvolvem os seus produtos estudando a fundo a psicologia das cores, pois muitas das decisões dos consumidores são baseadas nas cores. Um erro no desenvolvimento das cores pode representar o fracasso absoluto de um produto no mercado.
A psicologia das cores nos negócios
A psicologia das cores é muito poderosa e os setores de marketing das empresas estão sempre atentos a isso quando estão desenvolvendo um produto, pois a maioria dos consumidores consideram a cor muito mais importante do que vários outros aspectos. A aplicação correta das cores pode fazer a diferença para o consumidor escolher um produto ou serviço ao invés de optar pelo do concorrente.
A visão é, dos 5 sentidos, a que leva a informação ao cérebro mais rapidamente, ou seja, os olhos são sensores e o cérebro é o processador. E quando uma equipe está pensando nas cores durante o desenvolvimento de um produto, é fundamental ter em mente que a cor é um fator de estímulo instantâneo, em que ocasionará diversas reações em seus consumidores, boas ou ruins. As pessoas se lembrarão das cores mais facilmente do que das formas, por exemplo.
Os benefícios da psicologia das cores
As empresas que se utilizam da psicologia das cores sabem que as cores possuem vários impactos sobre o comportamento dos consumidores, atuando em áreas do cérebro em que podem fomentar sentimentos de excitação ou tranquilidade por exemplo. De posse desse conhecimento, as marcas podem facilmente persuadir o seu público-alvo a serem fieis, realizando uma combinação de cores correta.
As principais cores e os seus impactos
A cor vermelha cria um senso de urgência e é muito utilizada em promoções e liquidações, atraindo facilmente consumidores impulsivos. O Amarelo demonstra clareza e é usado para chamar a atenção das pessoas nas vitrines de lojas. Já o azul promove senso de segurança e confiança na marca. Associado a água e paz, é muito utilizado em negócios corporativos. O laranja representa alegria e amizade. Também muito utilizado para chamar a atenção com promoções. O verde é amplamente difundido para promover a questão ambiental, além de ser usado em lojas para relaxar o cliente. E por fim, o roxo tem associação com sabedoria e respeito e é frequentemente utilizado em produtos de beleza.
Sabendo aplicar e combinar esses conceitos em marcas ou produtos, a chance de atração de clientes é muito maior, pois a empresa será capaz de estimular o desejo de compra do consumidor através da correta utilização da psicologia das cores. No entanto, é um assunto que exige extrema atenção, pois a maneira de como as cores serão aplicadas, vai determinar o sucesso ou fracasso de determinado produto.
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