Otimizando Tempo

Otimizando Tempo

Uma reclamação cada vez mais frequente entre as pessoas é a falta de tempo. Afinal, são tantas as horas dedicadas ao serviço durante toda a semana que pouco sobra para os momentos de descanso. E mesmo com o longo expediente, por vezes as tarefas não são concluídas de forma satisfatória. Portanto, sem uma administração do tempo correta, o desempenho profissional e o lazer ficam seriamente comprometidos. Sobretudo para quem atua em sistema de home office, a realização das atividades demanda muita disciplina e foco. Isso porque o indivíduo está sujeito a uma quantidade ainda maior de distrações quando trabalha de casa. A boa notícia é que existem algumas recomendações bem simples que irão aumentar o seu rendimento. Confira as principais sugestões na lista a seguir e veja os reflexos positivos no seu cotidiano.

Dicas de como otimizar o tempo

Acorde e durma cedo

Especialmente para quem trabalha casa, estabelecer uma rotina que favoreça a produtividade é imprescindível. Portanto, ainda que você goste de dormir até tarde ou tenha a impressão de que é mais ativo à noite, tente manter um horário comercial como se tivesse de ir ao escritório. Até porque as transações bancárias e comunicação externa, por exemplo, devem ser conduzidas nesse período. A maior parcela das pessoas funciona melhor com prazos bem delimitados.

Faça intervalos curtos

Pode parecer uma medida contraproducente no começo, mas fazer pequenas pausas de 10 ou 15 minutos a cada hora geralmente ajuda no rendimento. Após essa parada, você voltará mais concentrado e com uma melhor perspectiva do que precisa fazer.

Use a internet a seu favor

Grande parte das profissões requer o uso de computador e/ou smartphones. No entanto, a internet torna-se com frequência um instrumento de procrastinação. A melhor opção é fazer dessa tecnologia uma aliada para a administração de tempo. Utilize agendas online e organizadores de tarefas para hierarquizar as responsabilidades do dia seguinte. Pesquise sobre os aplicativos que bloqueiam páginas com Facebook e Twitter por um tempo definido previamente. Há extensões para navegadores que também fazem essa atividade.

Comece pelas tarefas mais difíceis

Procure avaliar quais são as incumbências urgentes e que possivelmente irão tomar mais do seu tempo. Pela manhã, você terá energia e terá maior clareza mental para abordar as incumbências desafiadoras. No fim do dia, somente restarão atividades menos cansativas e assim cresce a possibilidade do expediente encerrar no horário. Sempre que for viável, não leve trabalho extra para casa. E, para aqueles que seguem o esquema de home office, busque respeitar o tempo de trabalho pré-determinado para que o seu descanso não seja prejudicado.

 

Invista no seu bem-estar

Além das horas de sono já citadas, observe outros cuidados com a sua saúde física e mental. Períodos de convivência com entes e amigos queridos, combinados com a prática de exercícios deixarão você mais disposto para o trabalho.

Seguindo essas medidas de fácil implementação, você logo perceberá um incremento na sua eficiência. Ou seja, a otimização de tempo o tornará capaz de efetuar um número maior de serviços sem reduzir a qualidade da produção. Todos os processos serão beneficiados amplamente tanto para quem fornece o serviço ou artigo, quanto para o cliente.

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