Dicas para se livrar do Estresse no trabalho

Dicas para se livrar do Estresse no trabalho

Um dos tipos mais comuns de estresse é o provocado no ambiente de trabalho. As causas são variadas: hostilidade entre os colegas, metas inatingíveis, jornadas que excedem o horário do expediente, necessidade de levar tarefas para fazer em casa constantemente, problemas de relacionamento com clientes (quando o trabalho tem essa característica), distância muito grande entre o trabalho e a casa, obrigando o indivíduo a passar muito tempo no trânsito, entre outros problemas.

Em linhas gerais, o estresse chega quando alguma (ou algumas) condição do trabalho ultrapassa os limites que o funcionário é capaz de suportar. No entanto, esse limite é totalmente individual, por isso pode ser difícil para o chefe perceber que algo está indo longe demais. As empresas devem manter um diálogo aberto com seus colaboradores também sobre essa questão.

Existem alguns sinais que ajudam a identificar o estresse no trabalho: desânimo cada vez maior para ir à empresa, insônia, perda de apetite, ansiedade, falta de produtividade, dificuldades para se desligar da rotina profissional mesmo durante as folgas e férias, desentendimentos mais frequentes com chefes ou colegas de equipe e outros. Quando não combatido, esse estresse pode evoluir para quadros mais graves, como a depressão, por exemplo.

Mas como evitar esse problema ou mesmo combatê-lo? Veja algumas dicas:

• Identificar e assumir o problema é fundamental, por isso, o primeiro passo é tentar reconhecer que você realmente está sofrendo de estresse no trabalho e entender que isso não é normal como muitos acham. A partir daí, você poderá tomar outras medidas;

• Você trabalha com o que gosta? Exercer uma função que não lhe traz satisfação alguma é praticamente um atalho para o estresse. Por isso, se for esse o caso, talvez seja o momento de procurar novas oportunidades, em outras empresas ou na sua mesma. Quando você faz algo que realmente aprecia, o estresse fica mais leve;

• Cumpra seus horários: existe uma razão para que os expedientes tenham hora para começar e terminar, só ultrapasse isso quando for extremamente necessário e evite que se torne um hábito. Cumprir apenas o horário que foi acordado é um direito de todo trabalhador;

• Faça pequenas pausas de cinco minutos a cada duas horas de trabalho, levante para tomar uma água, alongue os braços, pescoço e coluna. Isso vai ajudar até na sua produtividade, pode ter certeza;

• Se tiver a oportunidade, faça alguma atividade física antes do trabalho. Os hormônios de bem-estar liberados durante o exercício irão ajudar a aliviar e a conter o estresse;

• Lembre-se de que há vida fora do escritório! Mantenha o hábito de fazer alguma atividade que goste e cultive seus relacionamentos pessoais. Descanse quando chegar em casa, passeie aos finais de semana, leia bons livros, assista a bons filmes. Tudo isso ajuda a manter o equilíbrio da mente e a recarregar as energias para o próximo dia de trabalho!

E se mesmo seguindo essas dicas você não conseguir controlar o estresse no trabalho, uma boa saída é procurar a terapia. O acompanhamento profissional torna a solução mais fácil ao longo do tratamento!

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