6 Dicas para Planejar as Férias para quem é Profissional Autônomo

6 Dicas para Planejar as Férias para quem é Profissional Autônomo

Ser um profissional autônomo tem muitas vantagens, principalmente ligadas à liberdade de horário. Ao mesmo tempo, profissionais que trabalham por conta não estão ligados à CLT, portanto não tem direito à 13º salário, seguro-desemprego e férias remuneradas.

Mas não é por isso que não tem como tirar um tempo para descansar e curtir a vida. Basta planejamento e disciplina para que seja possível tirar uma folga e continuar mantendo as contas em dia. Quer saber como?  Então veja a seguir as dicas que separamos para você:

  1. Coloque tudo no papel

Antes de mais nada é preciso se organizar. Coloque no papel todas as contas que precisa pagar, com prazos e tudo mais. Separe as suas finanças profissionais das pessoais em planilhas separadas e coloque tudo com o maior detalhamento possível.

Lembre também de colocar a data de recebimentos, impostos a serem pagos e tudo referente à sua vida financeira. Quanto mais preparado estiver, mais tranquilo ficará ao sair de férias.

  1. Antecipe trabalhos

Para conseguir ganhar mais neste período, antecipe os trabalhos e termine tudo antes do prazo. Se conseguir, consiga trabalhos a mais para garantir uma verba extra durante o período de folga.

  1. Crie um fundo de reserva

As férias precisam ser planejadas para que você não fique sem renda durante o período de folga. Divida seus ganhos mensais e separe mensalmente uma quantidade para o fundo de reserva.

Por exemplo, imagine que deseja retirar 20 dias de férias no final ano. Divida o valor necessário para manter as contas em dia durante o período de folga pelos meses que faltam até suas férias. Quanto maior for à antecedência, maior será seu fundo de reserva.

  1. Prepare-se para todas as situações

Lembre-se que durante as férias, não terá ganhos financeiros. Por isso, guarde sempre um valor a mais do que espera para suprir qualquer emergência. Você vai precisar manter suas contas em dia, pagar suas estadias, passagens ou tudo que for referente às suas férias e ainda vai precisar se manter por um tempo depois que o período de folga acabar.

  1. Faça um calendário de suas férias

Combine com seus clientes a entrega de trabalhos no retorno das férias. Se conseguir serviços antes de sair, conseguirá garantir o salário do retorno mais facilmente.

  1. Avise clientes e parceiros

O trabalho de um profissional autônomo depende diretamente da relação construída com parceiros e clientes. Portanto, avise todos os seus contatos com antecedência, para garantir que nenhum de seus clientes ficará na mão o seu período de folga. Isso será importante para a relação de vocês, construção de confiança e principalmente para que retornem quando suas férias terminarem.

Lembre-se que os seus ganhos dependem exclusivamente de você, mas que é possível sim tirar férias todos os anos se se programar bem e organizar sua agenda com cuidado. Um período de descanso pode ser importante para que você consiga manter a produtividade em alta e se sinta mais motivado para trabalhar cada vez mais e melhor.

Colocando estas dicas em prática, vai ficar bem mais fácil curtir um período de descanso, sem precisar se preocupar tanto.

Aproveitem !!!

Compartilhar Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Posts Relacionados

Comentários não disponíveis.