Como construir uma rede de networking trabalhando home office

Como construir uma rede de networking trabalhando home office

As novas tecnologias proporcionam muitas vantagens para o mundo dos negócios. Cada vez mais, o modelo tradicional de escritórios vem ficando no passado e os escritórios virtuais e home office tem tomado conta do universo profissional.

Ter um escritório virtual tem muitas vantagens tanto para as empresas quanto para o profissional. Há uma economia muito maior de recursos, melhor uso das tecnologias, e um ganho considerável de tempo, já que não é necessário se locomover pelas movimentas e engarrafadas cidades grandes.

Mas não é porque o trabalho é feito à distância que se deve descuidar do networking. A troca de conhecimentos e experiências com outros profissionais é extremamente importante para a produtividade e o crescimento na carreira. Além do mais, o networking também é importante para uma possível troca de trabalho e o aproveitamento de novas oportunidades no mundo profissional.

Para ajudar você a manter sua rede de networking viva e saudável, separamos algumas dicas infalíveis. Comece a colocar em prática agora mesmo e conquiste os bons resultados em sua carreira:

  1. Marque reuniões semanais

A troca de informações via e-mail é prática e ágil. Mas é importante manter um contato diferente, trocando informações e conversando a respeito de diversos assuntos relacionados ao trabalho.

Agendar reuniões semanais com chefias ou equipes ajuda a compreender como está o andamento de projetos diversos e também mantém o networking em dia, já que aproxima os profissionais de forma mais efetiva.

  1. Visite eventos e palestras de sua área

É comum que profissionais que trabalhem a distância se afastem um pouco deste tipo de atividade. Mas é importante se manter presente no mercado visitando eventos, palestras e outras atividades relacionadas à sua área de atuação. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

  1. Matricule-se em cursos

Uma boa forma de conhecer novas pessoas e ainda se manter atualizado é se matricular em cursos e workshops. Mesmo que seja um especialista nesta área, este tipo de atividade é um prato cheio para conhecer contatos importantes e trocar experiências interessantes sobre trabalho.

  1. Filie-se a entidades de classes

Sindicatos e entidades de classe são uma excelente forma de networking. Além disso, você estará sempre por dentro das novidades de sua área de atuação, eventos e novos cursos.

 

  1. Crie novas parcerias

Tente fazer parte de projetos e atividades diferentes das que está acostumado. Colabore com outros grupos de trabalho e esteja sempre presente nas atividades virtualmente através de vídeo conferências, telefonemas e mensagens instantâneas. O importante é se fazer presente sempre que possível.

  1. Dê palestras ou crie conteúdo

Outra forma de aproveitar o que sabe e aumentar a rede de networking é dar palestras ou compartilhar conteúdo referente ao seu ramo de atuação. Assim seu nome vai ficar conhecido dentro de sua área de atuação e vai ficar mais fácil conhecer pessoas que também sejam referências.

Mas é preciso ter cuidado.  O conteúdo deve ser de qualidade e realmente interessante para que o interesse gerado seja positivo e satisfatório.

Com estas dicas vai ficar mais fácil aproveitar todas as vantagens de um trabalho em home office sem perder os benefícios que o convívio pessoal podem trazer para a carreira.

Compartilhar Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Posts Relacionados

Escrever um Comentário